Notícias

1º Encontro do Terceiro Setor de Ribeirão Preto e Região acontece no dia 20 de maio no Hotel JP

Pela primeira vez, o encontro será realizado em uma cidade do interior paulista graças à iniciativa da Associação Paulista de Fundações (APF) e da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP).

30/04/2013

Uma oportunidade para discutir os assuntos de interesses das organizações sem fins lucrativos no Estado de São Paulo. Com esse objetivo, o 1º Encontro do Terceiro Setor de Ribeirão Preto e Região será realizado no próximo dia 20 de maio, segunda-feira, no Hotel JP, em Ribeirão. 

O evento tem a iniciativa da Associação Paulista de Fundações com a parceria da FUNPEC-RP (Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto). A programação, que será das 8h30 às 17 horas, inclui palestras sobre temas como “Relação entre Poder Público e Terceiro Setor – Convênio, Contrato de Gestão, Termo de Parceria”, “Financiamento das Organizações do Terceiro Setor – Captação de recursos, projetos”, “Certificações concedidas às Entidades do Terceiro Setor – Cadastro Nacional de Entidades”, “Legitimidade do Terceiro Setor – Importância da Representação”, entre outros. 

“O encontro também visa conhecer melhor as fundações do interior de São Paulo, verificar suas necessidades e discutir quais são os interesses imediatos dessas fundações, informando-as através de especialistas”, acrescenta Prof. Francisco Alberto de Moura Duarte, presidente da FUNPEC-RP. 

Entre os palestrantes estarão presentes: Ivelise Calvet, coordenadora de entidades sociais do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça; Arcênio Rodrigues da Silva, mestre em Direito, procurador e conselheiro da Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Tomáz de Aquino Resende, procurador de Justiça, foi Curador de Fundações em Belo Horizonte/MG e presidente do Conselho Consultivo do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais - CEMAIS; Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da Confederação Brasileira de Fundações – CEBRAF, e Presidente da Diretoria Executiva da Associação Paulista de Fundações – APF; Ricardo Falcão, consultor na área de elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos e gerente da RFalcão Consultoria e Planejamento Ltda., entre outros profissionais de renome. 

As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail livros@funpecrp.com.br, pelo site funpecrp.com.br/encontrosetor ou pelo telefone (16) 3620-1251, com Teresinha Leite.

Sobre a FUNPEC-RP
Com 30 anos de existência, a Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto - FUNPEC-RP, de direito privado sem fins lucrativos, tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da ciência e cultura em nosso país, exercendo atividades como: editoração e distribuição de livros nacionais e importados, edição de Revistas Científicas “online”, administração de projetos científicos, administrativos e tecnológicos, desenvolvimento de atividades de filantropia junto com a Fraternidade Solidaria São Francisco de Assis, além de ministrar cursos em diversas áreas da ciência e tecnologia. 

Sobre a APF
A Associação Paulista de Fundações – APF - é uma entidade civil, sem finalidade econômica, constituída para defender os interesses institucionais, integrar e representar as fundações do Estado de São Paulo nas mais distintas e importantes áreas para o progresso brasileiro: Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia, Assistência Social, Cultura, Pesquisa, Comunicação e Meio Ambiente, dentre outras. A entidade também colabora com outras unidades federativas. Foi fundada em 1998, por um grupo de executivos e dirigentes de fundações preocupados com a manutenção e desenvolvimento de suas instituições, que nem sempre são suficientemente apoiadas pelas políticas públicas e a legislação.

Voltar