Notícias

Seja Digital já distribuiu mais de 3 mil kits da TV digital em Serrana

Falta menos de 1 mês para o desligamento do sinal analógico de TV, que acontecerá no dia 31/01. Após essa data, só será possível assistir a programação da TV aberta pelo sinal digital

12/01/2018

A Seja Digital já distribuiu na cidade de Serrana mais de 3 mil kits gratuitos da TV Digital 

A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, já distribuiu na cidade de Serrana mais de 3 mil kits gratuitos da TV Digital, com antena digital e conversor com controle remoto, dos cerca de 4 mil a serem entregues para as famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal. O desligamento do sinal analógico de TV acontece em menos de 1 mês, no dia 31 de janeiro, em Serrana e outras 19 cidades da região. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta pelo sinal digital.

Cerca de 100 mil kits gratuitos, com os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital, estão disponíveis para famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal das 20 cidades da região de Ribeirão Preto. Destes, mais de 85 mil já foram retirados.

Para saber se tem direito e agendar a retirada do kit, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.

As cidades que integram a região de Ribeirão Preto, de acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações são: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

É importante que todas as pessoas se preparem para o desligamento do sinal com antecedência. “Todas as TVs podem ser utilizadas para assistir os canais abertos transmitidos pelo sinal digital. Porém, a TV pode precisar de adaptações. Se o aparelho for de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se a TV for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante”, orienta Vandreza Freiria, gerente regional.

A instalação é um processo simples, porém, as pessoas que forem realizá-la devem tomar cuidado. “Caso se sintam inseguras com o procedimento, nossa recomendação é que procurem um antenista. No caso dos beneficiários, eles recebem, no momento da retirada do kit gratuito, um treinamento sobre os equipamentos que estão recebendo e como instalá-los”, diz a gerente regional.

A busca de canais digitais também é um processo muito importante na conclusão da instalação. “Os canais não aparecem automaticamente nas TVs e as pessoas podem ter uma TV preparada, mas continuar vendo os canais analógicos. Para localizar os canais digitais basta acessar o menu da TV ou do conversor, encontrar a opção mais parecida com ‘busca de canais’ e seguir as orientações. Ao final, a TV terá encontrado todos os canais digitais disponíveis na região e exibirá a programação com imagem e som de cinema”, diz Vandreza Freiria.
 
Último sorteio da ‘Instalação Premiada’ será dia 17
As famílias de baixa renda que retiram os kits podem concorrer a cartões pré-pagos de R$ 2 mil. Desde o início da promoção, 12 pessoas já foram sorteadas na região de Ribeirão Preto.

O último sorteio será no dia 17 de janeiro e vai premiar mais dois ganhadores. Para participar é simples. Primeiro deve verificar se têm direito ao kit no sejadigital.com.br/kit ou 147 e realizar o agendamento para retirar os equipamentos. Com o kit em mãos, basta seguir as instruções para instalar o conversor e a antena digital. No final da instalação aparece um código na tela da TV. Após esta etapa, é necessário acessar o site ou ligar 147 e se cadastrar com o número do código gerado para concorrer. Os nomes dos dois vencedores serão divulgados no site e no Facebook da Seja Digital.

“Todos precisam se preparar o quanto antes para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com qualidade de imagem e som de cinema, tudo gratuitamente. Nosso objetivo é não deixar ninguém para trás”, disse a gerente regional da Seja Digital.
 
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.
  
Atendimento à imprensa: 
Atendimento Nacional
Weber Shandwick Brasil - sejadigital@webershandwick.com
(11) 3027-0200
 
Atendimento Regional Ribeirão Preto
Conceito Comunicação – (16) 3621-3252
Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Comunicação Corporativa
ribeiraosejadigital@conceitocomunic.com.br
Sonia Maggiotto – (16) 9 8136-4310
Carla Valentim – (16) 9 8178-7722

Voltar