Notícias

RibeirãoShopping realiza exposição com histórias e memórias de personagens locais para celebrar o aniversário da cidade

A mostra, que faz parte do projeto "História do Dia" da jornalista Daniela Penha, será aberta no próximo dia 13 de junho, no Setor Terra Vermelha do empreendimento

12/06/2018

Sheila Dutra, da ONG Fada, é uma das personagens da exposição  

Para comemorar o aniversário de 162 anos de Ribeirão Preto, o RibeirãoShopping traz uma exposição que revive a história da cidade através de memórias e relatos de seus cidadãos. A mostra “História do Dia – As memórias de Ribeirão Preto pela trajetória de seus personagens” será aberta no dia 13 de junho, no Setor Terra Vermelha do empreendimento. A iniciativa faz parte do projeto “História do Dia” da jornalista Daniela Penha.

Os relatos são de personagens de todo tipo, que fazem parte da história de Ribeirão Preto, como artistas, mães, vendedores ambulantes, médicos, gente comum. Entre os personagens da exposição estão o Geraldo da sorveteria, João garapeiro, Francesco da Bella Sicília, Sílvio, o carteiro mais antigo do setor de entregas dos Correios, Leôncio, o irmão bombom, Wellington, o Michael Jackson de Ribeirão, Niltão, médico ortopedista cego, Kelly, que tira pneus das ruas de Ribeirão e transforma em arte, Padre Jô, o capelão dos hospitais, Carmem, que faz roupinhas para bebês de UTI, Mãe Neide, Kelsen, Rosa Cosenza, Kaxassa, Vilmar, vendedor da Avenida Francisco Junqueira, Sheila Dutra, da ONG Fada etc.

A exposição reúne 20 histórias que serão narradas nas vozes de grandes jornalistas da cidade: João Carlos Borda, Chico Ferreira, Regis Martins, Coelho, Rosana Zaidan, Sandra Lambert. E na voz da autora, Daniela Penha. O visitante encontrará tanto histórias tradicionais, que já fazem parte do imaginário do ribeirão-pretano, quanto histórias antes desconhecidas.

Além disso, os interessados podem participar de atividades interativas gratuitas, como roda de conversa sobre inclusão, oficina de reaproveitamento de pneus, apresentação de dança do Michael Jackson de Ribeirão Preto, entrevista ao vivo com o João Garapeiro e degustação de garapa, entre outras. Os visitantes também podem interagir com os objetos que fazem parte das histórias contadas e ainda assistir aos vídeos sobre o cotidiano desses personagens.

O projeto “História do Dia”, que existe desde fevereiro de 2017, tira do anonimato as histórias fantásticas das pessoas comuns. Já são mais de 230 relatos, de personagens de todo tipo, que podem ser conferidos no portal www.historiadodia.com.br. A iniciativa se transformou em um livro – “Historia do Dia – Um olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas” -, lançado pela editora Outras Palavras durante a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

A jornalista Daniela Penha busca as histórias, realiza entrevistas presenciais com os personagens e, a partir do que é colhido, escreve um texto, que une jornalismo e literatura, com a história de cada um. A única regra é que as histórias transmitam mensagens positivas. Compartilhar o bem, incentivar a empatia e atuar como uma plataforma de inspiração também são os objetivos do projeto, que cria um acervo memorial, resgatando e registrando a história de Ribeirão Preto através do relato de seus cidadãos.

Serviço
Exposição “História do Dia – As memórias de Ribeirão Preto pela trajetória de seus personagens”
Entrada gratuita
Quando: a partir do dia 13 de junho
Local: Setor Terra Vermelha do RibeirãoShopping
Horário de visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h.
              Domingos e feriados das 12h às 20h

Atividades interativas gratuitas:
- Dia 16/6 às 16h30 - Apresentação de dança de Wellington Virgílio: o Michael Jackson de Ribeirão Preto, com o pianista Paulo Lakime.  Local: Alameda Gourmet.
- Dia 19/6, às 16 horas – João Garapeiro conta a história da garapa que atravessa gerações e é parte de Ribeirão Preto - com degustação de garapa.
- Dia 21/6, às 19 horas - Roda de conversa "Todos é a palavra-chave - Quando respeitamos a diversidade, não há porquê incluir", com Sheyla Dutra, Selma Nalini e Vilmar de Moraes.
- Dia 05/7, às 19 horas - Bate papo com o capelão Jô – “A espiritualidade no cotidiano”.
- Dia 07/7 às 16h30  - Oficina de reaproveitamento de pneus. Kelly da Silva irá ensinar como fazer um puf com tiras de pneu. 

Voltar

Galeria de Imagens