Notícias

Novembro Azul também tem sua importância destacada pelo Centro Médico RibeirãoShopping

Campanha de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata é realizada em todo o mundo e vem ajudando a diminuir os números de mortes causados pela doença

07/11/2018

Com clínicas de renome de diferentes especialidades, o Centro Médico RibeirãoShopping permite ao paciente resolver tudo num só lugar Tábata Barbosa  

De acordo com estimativas de incidência do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, a cada hora, sete homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata no Brasil. Trata-se do tumor com maior incidência no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e que ainda mata cerca de 20% dos pacientes – somente em 2015 foram 14.484 óbitos.

A campanha do Novembro Azul foi criada para chamar a atenção sobre o tema e estimular a prevenção do câncer de próstata, que pode ser feita através de exames periódicos. Preocupado com esta questão, o Centro Médico RibeirãoShopping reforça a relevância da campanha e a importância de divulgar informações práticas que ajudem os homens a se prevenir da doença.

Entre as mais de 20 clínicas presentes no Centro Médico RibeirãoShopping está a INU - Instituto de Nefrologia e Urologia. De acordo com o urologista Dr. Luis Fernando Boretti, responsável pela clínica, o fundamental na prevenção do câncer de próstata é o diagnóstico prematuro, que pode isentar o paciente de tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

A recomendação, segundo ele, é que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para avaliação individualizada. Homens negros ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. A obesidade e o sedentarismo também são fatores de risco, ou seja, controlar o peso com uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos regulares e de forma orientada representam comportamentos desejáveis para prevenir a doença, completa o Dr. Boretti.

A análise da próstata é feita pela dosagem do PSA no sangue juntamente com o exame de toque. Hoje em dia não é mais o preconceito com o exame de toque retal da próstata que afasta o homem do consultório médico, mas sim o medo de ser diagnosticado com a doença. Por isso, vale reforçar que existem tratamentos conservadores indicados em casos de baixa agressividade, nos quais não há necessidade de nenhum procedimento, mas apenas o acompanhamento com exames periódicos da evolução da doença.

Com clínicas de renome de diferentes especialidades, laboratório de análises clínicas, centro de imagem e day hospital, o Centro Médico oferece ao paciente resolver tudo num só lugar. Conta com auditório e é integrado ao mall do RibeirãoShopping através de escadas rolantes, elevadores e estruturas envidraçadas. Funciona de segunda a sábado das 6 às 22 horas e, dentro deste intervalo, cada clínica possui seu próprio horário de atendimento.


Voltar