Notícias

Competição de gastronomia do Espaço Gourmet do RibeirãoShopping está na reta final

O concurso, cuja semifinal e final acontecem de 6 a 8 de dezembro no Centro Médico RibeirãoShopping, tem como tema a culinária natalina brasileira

05/12/2018

A competição de gastronomia tem a coordenação do chef espanhol Alejandro Blanco, do Espaço Gourmet do RibeirãoShopping  

O Espaço Gourmet do RibeirãoShopping movimentou a gastronomia em Ribeirão Preto com a 1ª Competição Interescolas da cidade. O campeonato, que tem a coordenação do chef espanhol Alejandro Blanco, está na reta final. As oito duplas finalistas vão disputar a semifinal e final, que acontecem de 6 a 8 de dezembro, no Centro Médico RibeirãoShopping, sendo das 17h às 19 horas no dias 6 e 7, e das 18h às 20 horas, no dia 8.  O tema do concurso é a culinária natalina brasileira.

Em novembro ocorreu a seletiva, na qual foram selecionadas oito duplas, entre estudantes de cursos de Gastronomia, incluindo formandos de 2017, e amantes da boa cozinha. Na semifinal, que será nos dias 6 e 7 de dezembro, os participantes devem executar a receita apresentada na pré-seleção.

Os semifinalistas e seus respectivos pratos são: Letícia Martins de Lucas e Vanessa A. Carlet Ramos (prato Luz de Natal); Julia Santini e Laura Menezes (prato Pancetta Celebração à Brasileira); Daniela Cristina Donizete e Luceny Ribeiro da Silva (prato Lombo com Farofa de Maçã); Karina Vetrano e Daniel Leão (prato Enrolado Natalino); Claudia Cristina Pedigone e Patrícia Silva (prato Costelinha Suína com Purê de Cará com maçã e Crispy de Taioba); Lucas da S. Falconi e Juliana Kátia da Silva Gimenes (prato Carré Jingle Bells); Alexander S. dos Santos e João Gabriel L. Pereira (prato Carret com molho do Mal); Marcelo A. Tostes Nishi e Jaqueline Rodrigues Batista (prato Terrine Noël).

A final, que acontece no dia 8 de dezembro, contará com a participação de quatro duplas finalistas, que vão apresentar um prato principal e um drink utilizando pelo menos três ingredientes, entre anis estrelado, cravo, canela, alecrim, gengibre, noz moscada, maçã e laranja.

Segundo o chef Alejandro Blanco, coordenador do Espaço Gourmet do RibeirãoShopping, a comissão julgadora é formada pelos chefs de cozinha e profissionais da gastronomia Lara Lacerda, Filipe Lazzuri e Manoel Versiani, que avaliarão os pratos seguindo os critérios de habilidade (técnicas, limpeza e organização), talento (inspiração, temperos frescos, sabor), beleza (apresentação, texturas e visual), mensagem (história, coerência e complexidade).

A dupla vencedora ganhará os seguintes prêmios: viagem a São Paulo para conhecer um restaurante com Estrela Michelin, lote de livros de gastronomia da Livraria da Travessa, equipamentos gastronômicos da loja Spicy, doma e avental personalizados Frou-Frou, lote de produtos da Gold Meat, R$ 1000,00 em vouchers da Walfanger, mídia nos meios de comunicação locais, diplomas de participação e troféu. As demais duplas finalistas serão contempladas com lote de livros de gastronomia da Livraria da Travessa, equipamentos gastronômicos da loja Spicy, lote de produtos da Gold Meat, R$ 500,00 em vouchers da Walfanger, diplomas de participação e medalhas.

Serviço
Semifinal e final da 1ª Competição Interescolas de Gastronomia
Semifinal: dias 6 e 7 de dezembro, das 17h às 19 horas
Final: dia 8 de dezembro, das 18h às 20 horas
Local: Centro Médico RibeirãoShopping
Acesso gratuito 

Voltar