Notícias

Dicas especiais para curtir o carnaval com saúde

22/02/2019

 

Uma das festas mais aguardadas do ano chegou e para curtir todos os dias de carnaval é preciso redobrar a atenção com a saúde durante os dias de folia. O infectologista cooperado da Unimed Ribeirão Preto, Dr. Aldo de Albuquerque Cunha, destaca que alguns cuidados simples tanto para as crianças quanto para os adultos que irão garantir a tranquilidade durante o período de festas.

1. HIDRATAÇÃO – É muito comum descuidar da hidratação durante o carnaval. Por isso, a dica é carregar uma garrafinha de água e beber, pelo menos, 2,5L de água durante o dia. Vale abusar de sucos de frutas que além de refrescantes são ricas em quantidade de água e vitaminas, como melancia e melão, garantindo a reposição de eletrólitos perdidos na transpiração e na urina. A dica é ainda mais importante para quem vai consumir algum tipo de bebida alcóolica, para evitar/diminuir os efeitos da famosa ressaca.

2. EXCESSOS – Nada em excesso faz bem para a saúde. As comemorações de carnaval acontecem em uma época do ano com altas temperaturas, por isso, é importante evitar o consumo de comidas pesadas e também a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, que são, em sua grande maioria, diuréticas e causam, por consequência, a desidratação. Vale lembrar que misturas de energéticos com bebidas alcoólicas são perigosas, principalmente para quem já possui alguma predisposição para doenças cardiovasculares.

3. VESTUÁRIO – opte por roupas leves. Tanto para crianças quanto para adultos. Para curtir as matinês, bloquinhos e festas de carnaval, nada melhor do que sapatos confortáveis, roupas claras e arejadas. Para mamães e papais, que fantasiam as crianças para as matinês, é importante escolher uma fantasia com tecido leve. Cuidado também com cordões e pequenos ornamentos, que podem causar sufocamento e engasgos.

4. PROTEÇÃO SOLAR – Principalmente para quem vai curtir blocos de rua, o protetor solar é fundamental para evitar isolações e queimaduras leves na pele. Não se esqueça de regiões como pescoço, orelhas e o pé. Redobre a atenção entre 10h e 16h, quando a incidência dos os raios UVB e UVA aumentam.

5. SEXO COM PROTEÇÃO – não apenas no carnaval, mas durante todo o ano, a camisinha é fundamental não apenas como método contraceptivo, mas principalmente para evitar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, HIV/Aids.

6. CUIDADO COM ALERGIAS – Principalmente crianças, durante as matines, adoram brincar com espumas em spray e adereços com glitter. Contudo, esses adereços podem causar irritações na pele e, principalmente olhos, se em contato.

Voltar