Blog

« Voltar

25/03/21

Comunicação é essencial para as empresas em tempos de pandemia

A pandemia acelerou a digitalização de diversos processos, aumentou imensamente o tráfego de dados e consumo de conteúdos nas redes sociais, transformou o jeito de se comunicar de todos: do dono da quitanda do nosso bairro até os maiores grupos de mídia do mundo. 

Neste momento, empresas que não praticam abordagens de comunicação mais humanizadas correm sérios riscos de enfrentar diversos tipos de crises de imagem. Daí surge a importância de ouvir antes de falar, um aprendizado básico de grande valor para marcas e empresas que viram seus negócios virarem de cabeça para baixo no último ano.

E como as empresas podem se posicionar e fazer com que sua voz seja ouvida nessa multidão de informações compartilhadas? Confira algumas orientações:

Ouvir a própria voz

É preciso aprender a ouvir a própria voz. Um dos segredos de marcas, empresas e profissionais que estão conseguindo superar de forma criativa o silêncio provocado pela imensa crise que vivemos, foi olhar para si, reconhecer os seus valores e atributos, seu público, o alcance e tom da sua voz, e daí voltar a se comunicar. Só assim puderam se inserir de forma relevante nas conversas, seja nas redes sociais ou dentro de suas empresas, estabelecendo conexões e diálogos verdadeiros, mostrando o valor dos seus negócios para as pessoas e comunidades.

Quem escuta o que eu falo?

É preciso falar com voz própria. Estamos em constante processo de comunicação com as pessoas e com o mundo. O que falamos, nossa mensagem, e como falamos, promove inúmeros efeitos: identificação, empatia, mostra nossa essência e consistência, e pode nos posicionar como autoridade em determinados assuntos. E há diferentes modos de comunicar: com simplicidade, afeto, otimismo, proximidade, que vão além da objetividade e clareza sempre esperadas por nossos interlocutores. Saber com quem você fala, de que maneira comunica, qual conteúdo transmite, faz toda diferença para alcançar relevância.

Planejar antes de comunicar    

É preciso planejar antes de comunicar. Se o objetivo é ser ouvido, reconhecido e gerar conexão com as pessoas, tudo começa por um bom plano de comunicação. Ele nos ajuda a traçar e determinar estratégias, objetivos, identificar públicos de interesse, mensagens chave, os canais de comunicação adequados, desenvolver orçamentos para execução da estratégia, mensurar resultados, receber e analisar feedbacks e muito mais.

Integrar conhecimentos

Que tal pensarmos juntos as melhores soluções de comunicação para você, sua marca e empresa? Há diversas estratégias e caminhos para fazer sua voz ser ouvida. É na troca de experiências, agregando conhecimentos, fazendo uso de diferentes ferramentas, que encontramos a maneira mais adequada e eficiente. Vamos conversar sobre como se comunicar nestes tempos tão desafiadores?

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!