Notícias

« Voltar

05/04/22

Adecoagro realiza a primeira emissão de certificados GAS-REC no Brasil

A Adecoagro, uma das principais empresas de alimentos e produção de energia renovável da América do Sul, anuncia a primeira transação de Certificados de Gás Natural Renovável, os chamados GAS-REC, neste mês de março, para a Metso Outotec. Com sede na Finlândia e atuação em 50 países, a empresa compradora é pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções e serviços para os setores de processamento de minerais, agregados e refino de metais em todo o mundo. Ao todo, foram emitidos 25 mil certificados nesta primeira negociação, que correspondem a 1 milhão de BTU por certificado (equivalentes a 29,4Nm3 de metano).

A planta de biogás da Adecoagro, instalada na Usina Ivinhema no Mato Grosso do Sul em parceria com a Methanum, foi a primeira unidade do Brasil a ser certificada pelo Instituto Totum no Programa de Certificação de Gás Natural Renovável. Este programa realiza o sistema de rastreamento por meio de entradas e saídas, e assegura que não existe dupla-contagem (nem duplo beneficiário) do atributo ambiental do biogás ou biometano.

Para Renato Junqueira Santos Pereira, Vice Presidente de Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro no Brasil, além de ser um importante pilar de ESG da Companhia, a comercialização do GAS-REC é uma estratégia para potencializar alternativas e novos modelos de negócios pautados pela produção sustentável.

“Realizamos a primeira transação de Créditos de Descarbonização, os CBIOs, na B3 e, agora, a primeira comercialização de certificados de GAS-REC. Além do potencial de expansão do Programa, que neste momento utiliza cerca de 4% da produção de biogás da unidade, desenvolvemos uma estratégia que contribui diretamente com a proposta assinada por mais de 100 países, incluindo o Brasil, na COP26, de reduzir em até 30% as emissões de metano (CH4) entre 2020 e 2030”, ressalta o executivo.

A fabricação de biogás da Adecoagro é realizada através da vinhaça concentrada, destinada a um aquecedor que troca calor com a água da turbina de condensação, gerando menor consumo de vapor e uma exportação de energia adicional de 6 mil MWh/ano. A Companhia conta ainda com um acordo com a GEF Biogás Brasil – liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) - e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com foco em iniciativas de interesse da área agroindustrial relacionadas à produção de biogás.

“Empresas consumidoras de gás estão em busca de certificados de origem que atestem sua contribuição para a produção de biocombustíveis e o GAS-REC tem esse objetivo: diminuir a pegada de carbono das empresas consumidoras”, indica Fernando Giachini Lopes, Diretor do Instituto Totum, idealizador do Programa e responsável pela certificação.

“Em linha com nossas metas e iniciativas globais relativas à redução de CO2, decidimos dar início ao processo de aquisição de Certificados de GAS-REC junto a Adecoagro para nossas operações do Brasil. Atualmente temos 90% do nosso consumo global de eletricidade coberto por Certificados de Energia Renovável (REC, iREC e GO), porém essa se trata da primeira iniciativa da Metso Outotec referente ao GAS-REC. A expectativa é muito positiva, considerando as reduções das nossas emissões globais de CO2, bem como a possibilidade de ampliarmos a quantidade de certificados e abrangência desta iniciativa para outras operações do Brasil”, comenta Felipe Maldonado Antunes, Diretor de Meio Ambiente - Metso Outotec Finland.

Sobre a Adecoagro

Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 13,7 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo cerca de 6.500 colaboradores no Brasil (novembro de 2021), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial.

Sobre o Instituto Totum

O Instituto Totum é um Organismo de Certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro nos escopos de Gestão da Qualidade (OCS 0038), Inventários de GEE - OVV (OVV 0009), Certificação de Pessoas (OPC 0017 - modalidade “Certificação de Auditores em SGQ) e Certificação de Produtos (OCP 0169), além de firma inspetora do RenovaBio. É responsável pela concepção, desenvolvimento e operação de mais de 20 programas de autorregulação no Brasil nos setores de alimento, segurança, tecnologia, gestão pública e energia. Representa o IREC Standard, sendo responsável pela emissão de RECs e GAS-REC no Brasil.

Sobre a Metso Outotec

A Metso Outotec foi criada por meio da fusão da Metso Minerals e da Outotec em 30 de junho de 2020.  Pioneira em tecnologias sustentáveis, soluções e serviços de ponta a ponta para as indústrias de agregados, processamento de minérios e refino de metais em todo o mundo. A empresa oferece tecnologias e serviços que melhoram a eficiência energética e de matéria-prima dos seus clientes, a gestão dos recursos hídricos e a segurança. Possui uma forte atuação em R&D e inovação, e busca continuamente novas maneiras de introduzir inovações em benefício dos seus clientes. A empresa tem como objetivo ser líder em sustentabilidade seu nosso setor. A sustentabilidade na Metso Outotec é fundamentada em sua estratégia e código de conduta, bem como em diretrizes e princípios selecionados e reconhecidos globalmente. Uma de suas principais metas é o compromisso com a jornada de 1,5 °C, com metas validadas pelo “Science Based Targets”. A sua abordagem abrangente sobre sustentabilidade é chamada de “Planet Positive”.

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!