Notícias

« Voltar

07/03/22

Arcos Dorados tem 60% das promoções de 2021 conquistadas por mulheres

Em meio às reflexões e discussões que o Dia Internacional da Mulher promove, há o importante debate acerca da presença feminina no mercado de trabalho e o incentivo à equidade de gênero. E, na Arcos Dorados, empresa que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, esse tema também é prioritário dentro da gestão e do desenvolvimento de pessoas. Desde a criação de seu Comitê de Diversidade & Inclusão, chamado Somos, em 2018, a companhia tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano.

Em 2021, 52% de todas as promoções a cargos de liderança concedidas pela companhia no Brasil foram conquistadas por mulheres. Considerando todas as promoções, elas representam 60%. Quando olhamos apenas para as pessoas promovidas a líderes dos restaurantes McDonald’s no Brasil, a maioria também fica com as mulheres, com cerca de 55% do total. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, a companhia implementou a Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa.

O incentivo ao crescimento profissional dessas funcionárias está ligado ao compromisso da Arcos Dorados em gerar oportunidades de emprego e investir cerca de R$40 milhões anuais no desenvolvimento de suas pessoas. Além disso, a companhia oferece programas de Saúde e Bem-Estar para que todos se sintam acolhidos, confortáveis e seguros, como o Laços Dourados, iniciativa lançada em 2017, voltada à identificação e apoio a gestações de risco entre as funcionárias, com o objetivo de diminuir o índice de prematuridade dos bebês, melhorando a qualidade de vida da gestante e do recém-nascido. Outro exemplo é o programa McAmigo, que disponibiliza uma linha anônima para que os colaboradores possam consultar especialistas de nove áreas, como atendimento psicológico e jurídico, para receber apoio nos momentos em que mais precisam.

As conquistas vão além do aspecto profissional, contribuindo para a realização de sonhos. É o que mostra a história da Sarah Morigi. Desde janeiro de 2019, a alegria de Sarah contagia as unidades do Méqui em Ribeirão Preto. Determinada e com apenas 21 anos, a jovem já conquistou o cargo de Gerente de Plantão do McDonald’s do RibeirãoShopping, uma das mais movimentadas unidades da cidade.

Aos 14 anos, Sarah começou sua jornada no mercado de trabalho, como menor aprendiz do CIEE. Passou por grandes empresas e, pouco antes de completar 18 anos, foi indicada por uma amiga da escola para uma vaga de Embaixadora da Experiência do Cliente no Méqui do RibeirãoShopping. “Fiz 18 anos e algumas semanas depois, comecei a trabalhar no Méqui. Confesso que meu plano não era ficar muito tempo na empresa. Mal sabia que ia gostar tanto do Méqui”, conta Sarah.

Com pouco mais de dois meses, Sarah já estava familiarizada com todos os processos e disse (com convicção) ao Gerente de Unidade de Negócios que queria ser promovida a Treinadora. “Naquele momento, eu não estava preparada e eu fiz um acordo comigo mesma: com um ano de Méqui, seria promovida a Treinadora. O Gerente de Unidade de Negócios, Gustavo, concordou comigo e me deu todo o suporte para alcançar essa meta”, relembra. No prazo que determinou, Sarah cumpriu o acordo que havia feito consigo.

Hoje, com apenas 21 anos, ela se divide entre o trabalho no Méqui e os cuidados de Victor, seu primo de apenas 4 anos. “Desde muito pequenininho, Victor mora comigo e com minha irmã. Ele fala para todos que tem três mães: minha mãe, minha irmã e eu. E todos os dias me pergunto se estou fazendo um bom trabalho com ele, que tem um grau leve de autismo. Mas, acima de tudo, o que tenho para oferecer a ele é o meu amor e a minha dedicação”, relata. “Às vezes, falta a gente acreditar na gente mesmo. Todos os meus Gerentes e Consultores do McDonald’s sempre me incentivaram, muitas vezes, acreditando mais em meu potencial do que eu mesma. De Embaixadora para Treinadora em um ano. De Treinadora para Gerente de Área em sete meses. De Gerente de Área para Gerente de Plantão. Eu nem sabia que podia e fui lá e fiz tudo isso”, pontua Sarah, sempre com um sorriso nos olhos.

Reconhecer trajetórias como a da Sarah é um dos objetivos da Receita do Futuro, estratégia ESG da Arcos Dorados que guia a atuação socioambiental da companhia, incluindo o cuidado e o desenvolvimento de suas pessoas. “Sabemos que a cada iniciativa de inclusão e empregabilidade, impactamos positivamente a vida de milhares de pessoas. A Equidade de Gênero é uma de nossas prioridades e a atuação da Rede de Mulheres continuará sendo direcionada para o incentivo ao desenvolvimento de carreiras e a presença de mulheres em cargos de liderança”, comenta Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados no Brasil.

Clique aqui para saber mais sobre a Receita do Futuro.

Reconhecimento Great Place to Work

A Arcos Dorados mais uma vez marca presença no ranking do Great Place to Work (GPTW), que indica quais são as empresas que oferecem, no Brasil, um dos melhores ambientes de trabalho a seus funcionários. Desta vez, a companhia ocupa a segunda posição na categoria “empresas de grande porte do varejo”, com mais de 10 mil funcionários. Já em “empresas médias de varejo”, o reconhecimento se estendeu também ao Grupo Levvo, uma das franqueadas do McDonald’s no Distrito Federal e em Goiás, que novamente ocupa a 1ª posição no ranking, assim como em 2020.

Com participações acumuladas desde 1997 e alguns prêmios conquistados no ranking GPTW no país, a Arcos Dorados reforça o conjunto de crenças que a companhia coloca em prática em todas as oportunidades que possui. Entre elas, destaque para a geração de oportunidade para o primeiro emprego e incentivo ao crescimento profissional a partir de um plano de carreira estruturado, treinamentos e capacitações, programas de aprimoramento, além de iniciativas que tem o objetivo apoiar e impactar positivamente a vida dos seus funcionários.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de alimentação rápida na América Latina e no Caribe. A companhia tem o direito exclusivo de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões e contabiliza mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntas empregam mais de 90 mil pessoas (dados de 30/09/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para os jovens, além de utilizar sua escala para conseguir um impacto positivo no meio ambiente. Por sua vez, Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para mais informação sobre a Companhia, por favor, visite nosso web site: www.arcosdorados.com

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!