Notícias

« Voltar

09/02/22

Câncer: diagnóstico precoce aumenta as chances de cura

A palavra prevenção é de extrema importância quando analisamos as estatísticas.  Segundo dados da Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, cerca de 9.6 milhões de pessoas morrem de câncer todos os anos. Além disso, a pesquisa também alerta que pelo menos um terço dos cânceres comuns podem ser prevenidos.

Para evitar o desenvolvimento do câncer, é preciso que hábitos saudáveis façam parte do dia a dia das pessoas. Como adotar uma alimentação equilibrada, rica em alimentos de origem vegetal, cereais integrais e leguminosas, além de evitar os alimentos ultraprocessados.

“Precisamos nos prevenir e encorajar as pessoas a nossa volta a fazerem o mesmo. Procure o médico e conheça seu histórico familiar. A prevenção é o melhor remédio para combater o câncer. Os tumores mais incidentes podem ser detectados com exames simples, como a mamografia para os tumores de mama, além de exames de sangue genéticos para identificar síndromes familiares que predispõem o aparecimento de tumores malignos”, explia a Dra Marina de Cápua Chaguri, docente do IDOMED e médica oncologista.

A atividade física também é parte importante quando se fala em prevenção. São muitas as opções, como caminhada, dança, passeio com os pets, além da corrida de rua, ginástica e musculação. A prática regular vai ajudar a manter o peso adequado, beneficiando a saúde. Além de eliminar o consumo de cigarro e do álcool, é importante fazer visitas regulares ao seu médico para a realização de exames preventivos, que podem garantir um diagnóstico precoce e, assim, a possibilidade de cura.

Suporte psicológico
O diagnóstico de câncer é algo que gera insegurança e medo. Por isso, o suporte de um psicólogo é essencial, não somente para o paciente, mas também para os familiares, como marido/esposa e filhos.

De acordo com Saulo Batista, professor do curso de Psicologia da Estácio, a atuação do psicólogo ajuda o paciente a elaborar melhor o diagnóstico recebido. “É importante que tenha uma conversa, para que se tenha mais compreensão, além de fortalecer o aspecto emocional, lidando melhor com sintomas depressivos, explica o professor.

Saulo também indica o acompanhamento, quando possível, de uma equipe multidisciplinar. “Em um mundo ideal, o indicado é a atuação do médico, psicólogo, terapeuta ocupacional e até de um assistente social”, finaliza Batista.

Recomeço
Camila Rosa não faz parte da estatística, ela recebeu o diagnóstico em fevereiro de 2020 e prova que o quanto mais cedo tiver o diagnóstico maiores são as chances de cura. De lá para cá, muita coisa mudou em sua vida.

Tudo muito rápido, a técnica em enfermagem descobriu um caroço em seu pescoço que em duas semanas dobrou de tamanho. Foi quando decidiu procurar um médico para averiguar. O clínico geral pediu alguns exames, que foram realizados na semana seguinte. Exatamente no dia do exame, a médica que estava realizando a ultrassonografia (cabeça e pescoço) estranhou o nódulo no pescoço e o resultado que era para sair em uma semana, foi disponibilizado no mesmo dia. A indicação era procurar um especialista com urgência.

“Rapidamente, consegui uma consulta com a especialista, que, muito atenciosa, encontrou algo em meu nariz e dentro do consultório já colheu o material para realizar a biópsia e nos indicou um laboratório de sua confiança. Em uma semana, recebi o resultado: Carcinoma Sinonasal Indiferenciado, tumor raro, situado na tuba auditiva e com metástase na cervical. A partir daí foi uma corrida contra o tempo, baterias de exames, em poucos meses eu já estava em tratamento (Quimioterapia +33 sessões de Radioterapia). Meu tratamento terminou em 18 de fevereiro de 2021. Desde então, sigo com acompanhamento de seis em seis meses, sem sinais de células cancerígenas no organismo”.

 Algumas sequelas ficaram, porém Camila não é mais a mesma de antes do câncer. Casada, mãe de 3 filhos, ela aprendeu a dar mais importância ao momento presente,  viver um dia após o outro e dar preferência para o agora. O Câncer a ajudou a enxergar muitas coisas na vida, inclusive sobre as pessoas. A doença marcou sua trajetória e a tornou mais resistente e confiante!

 "Passei a ter coragem para fazer o que desejo e não adiar por insegurança. Só tenho a agradecer a Deus!”, encerra.

 

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!