Notícias

« Voltar

18/10/21

Diagnóstico precoce também é essencial para o tratamento do câncer de mama em pets

A campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero e do câncer de mama. A mesma conscientização também deve ser estendida aos tutores de pets, pois o câncer de mama também acomete cães e gatos.

O diagnóstico precoce é essencial e a indicação é palpar as mamas dos bichinhos para possível detecção de nódulos, além da consulta de rotina ao médico veterinário. A partir de uma suspeita, é necessária a realização de exames com um médico veterinário especialista para análise adequada.

Tratamento

O nódulo nas mamas dos pets nem sempre indica tumor, por isso o diagnóstico por um médico veterinário é essencial. Com o diagnóstico de câncer de mama, 99% dos casos são cirúrgicos para remoção do tumor. Em alguns pacientes, a indicação é o tratamento quimioterápico associado ao cirúrgico.

Prevenção

Uma das formas de prevenir o câncer de mama em cachorros e gatos é por meio da castração. “A castração previne o câncer de mama e outras enfermidades. Ela é sempre indicada quando o tutor não deseja reproduzir o animal e a cirurgia é rápida e tranquila”, explica Giovana Barros Nunes, coordenadora do curso de medicina veterinária do UniToledo Wyden.

Live com especialistas

No dia 19 de outubro, às 18h, será realizada uma live no Instagram, pelo perfil @unitoledo, com Giovana Barros Nunes e o médico veterinário Adilson Paulo Marchioni Cabral. Com o tema Outubro Rosa Pet, será um bate papo com muitas dicas para os tutores dos pets para cuidar da saúde dos animais com bastante atenção e ainda mais amor.

 

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!