Notícias

« Voltar

12/03/21

GEF Biogás Brasil lança nova parceria com empresa de produção de alimentos e energia renovável

  • O projeto GEF Biogás Brasil, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), firmou parceria com a empresa Adecoagro para o fomento à produção de biogás a partir de resíduos orgânicos agroindustriais.

 

  • A Adecoagro é uma empresa produtora de alimentos e energia renovável com sede em Luxemburgo e presente no Brasil desde 2004, com um projeto de produção de biogás já em andamento em Mato Grosso do Sul.

 

O projeto GEF Biogás Brasil – liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) – lançou recentemente um novo acordo de cooperação técnica com a Adecoagro, uma das empresas mais competitivas do segmento sucroenergético mundial. A parceria tem foco no desenvolvimento de projetos de interesse da área agroindustrial relacionados à produção de biogás.

A partir da cooperação, serão promovidas ações de desenvolvimento do mercado de biogás e seus subprodutos no Brasil. A parceria também prevê a identificação de modelos de negócio inovadores para o biogás, além de uma análise técnica das possibilidades de novas fontes de financiamento voltadas para o setor.

O acordo entre a empresa e o projeto tem como meta ampliar as oportunidades de produção e de aproveitamento do biogás, promovendo reuniões, workshops, seminários e outros eventos voltados para o setor, com o apoio logístico e institucional dos participantes.

“Com o projeto GEF Biogás Brasil, temos a oportunidade de contribuir ainda mais com o desenvolvimento da cadeia de valor do biogás no país”, diz o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim. “Certamente, ao final do projeto, o cenário mostrará um mercado de biogás mais evoluído por conta do engajamento do MCTI e de todos os parceiros envolvidos nas ações de cooperação”.

De acordo com o VP Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro, Renato Junqueira Santos Pereira, a parceria com o projeto GEF Biogás Brasil, nesta primeira fase, irá analisar a técnica de produção de biogás desenvolvida pela empresa, avaliando potenciais melhorias para torná-la ainda mais eficiente.  

“A Adecoagro acredita em um mundo mais sustentável, produzindo alimentos saudáveis e acessíveis e energias eficientes e renováveis. Será compartilhado o conhecimento para torná-lo uma solução escalável e global, que possa ser replicada para criar biocombustíveis que substituam combustíveis fósseis, aumentando nossa colaboração com a proteção ambiental”, destaca Renato.

A Adecoagro já implementa um projeto de produção de biogás a partir da vinhaça concentrada da cana-de-açúcar. O biodigestor instalado na Usina Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, possui capacidade de produzir 500Nm3/h de biogás, utilizando 5m3/h da vinhaça concentrada, que representa cerca de 5% da produção total. A empresa pretende, a partir do acordo de cooperação com o projeto GEF Biogás Brasil, ampliar sua produção de energia renovável.

O Representante da UNIDO para o Brasil e a Venezuela, Alessandro Amadio, confirma que a parceria entre o projeto GEF Biogás Brasil e a empresa Adecoagro consolida ainda mais as atividades do projeto no setor de biogás e biometano.

“A parceria resultará no desenvolvimento de projetos inovadores de biogás, gerando novas oportunidades de negócios para o setor, intercâmbio de informações e o desenvolvimento desse mercado”, destaca Amadio.

Para conhecer melhor o projeto GEF Biogás Brasil, acesse o site: www.gefbiogas.org.br

Sobre a Adecoagro

Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 14,2 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo cerca de 6.500 colaboradores no Brasil (outubro de 2020), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial.

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!