Notícias

« Voltar

20/04/21

Hipertensão Arterial é doença silenciosa que precisa de atenção especial

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial está chegando. A data, celebrada em dia 26 de abril, reforça a necessidade de manter um olhar atento à saúde, especialmente para evitar essa doença que é tão silenciosa e, segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), acomete 33% dos brasileiros.

Se não controlada, a hipertensão arterial pode gerar insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e também insuficiência renal. Por isso, é importante cuidar da saúde e evitar a doença.

Cláudio Souza de Paula, professor de Medicina na Estácio, explica que para não sofrer com a pressão alta é preciso mudar a rotina e adotar novos hábitos, que devem ser permanentes. “É necessário cuidar de si com mais atenção para não ficar dependente de remédios. Isso implica em alimentação equilibrada, deixar para trás o tabagismo e colocar a atividade física entre as atividades obrigatórias”, elenca o professor.

Abaixo, Cláudio de Paula cita quatro dicas para manter a pressão arterial controlada.

Adeus ao cigarro
O vício em nicotina aumenta o risco de doenças cardiovasculares e é apontado como fator negativo no controle da pressão arterial, além de muitos outros malefícios. Procure ajuda médica e abandone o cigarro.

Alimentação saudável
Evite frituras, alimentos gordurosos, embutidos e sal em excesso. Alimentação equilibrada é essencial, por isso, dê preferência aos alimentos frescos, ao bom arroz com feijão, alimentos integrais, frutas, verduras, aveia e grão de bico, por exemplo.

Bebida alcoólica
O consumo demasiado de bebida alcoólica é reconhecido como um dos fatores para o desenvolvimento da hipertensão arterial. Também não adianta deixar de beber durante a semana e exagerar no fim de semana. Além disso, se ingerir bebida alcoólica, não dirija.

Atividade física
A prática regular de atividade física proporciona mais disposição no dia a dia, além de ajudar a distrair a cabeça das preocupações. Ela estimular a produção de endorfina, que gera a sensação de bem-estar, bom humor, alívio do estresse e felicidade. O corpo humano foi feito para estar em movimento. O indicado são 30 minutos de atividades físicas diariamente.

Cláudio Souza de Paula é docente da Estácio nas seguintes disciplinas: Epidemiologia, Clínica Médica e Saúde da Família. Médico especialista em Saúde Pública, Epidemiologia, Clínica Médica e Imunologia Clínica.

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!