Notícias

« Voltar

17/12/20

Monte Belo (MG) completa 82 anos em 17 de dezembro

Monte Belo completa 82 anos de existência neste dia 17 de dezembro como exemplo de um município mineiro que busca crescimento e oportunidades com qualidade para sua população. Cortada pela BR-491, que liga o interior de SP com a Rodovia Fernão Dias, com cerca de 13 mil habitantes e uma economia baseada no agronegócio, principalmente cana e café, Monte Belo tem sua história associada à Usina Monte Alegre, construída na década de 1930 a cerca de 10 km da atual área urbana e que, em 2006, foi adquirida pela Adecoagro, um dos maiores produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul.

Desde que chegou ao município, a Companhia vem realizando investimentos na revitalização da unidade produtora e também em seus colaboradores e na comunidade. A Adecoagro parabeniza Monte Belo pelo seu aniversário com a satisfação de estar apoiando o desenvolvimento da cidade e de seus colaboradores nos últimos 15 anos. A principal aliança entre a empresa e a cidade acontece na geração de empregos, já que dos 1.450 colaboradores da usina aproximadamente 600 moram em Monte Belo, garantindo assim renda para essas famílias e recursos e impostos que ajudam a movimentar a economia local.

Mas a parceria entre a Companhia ocorre também através de iniciativas sociais, programas e treinamento de pessoas, além de doações, patrocínios e gestão de relacionamento com as comunidades. Por meio do Projeto Conhecer, que avalia os impactos do negócio na população, a Adecoagro realizou uma pesquisa e estudo apresentados à comunidade em 2019 detalhando expectativas e informações dos moradores com relação à atuação da Usina Monte Alegre e que norteiam as ações da Adecoagro com o município. Já o Projeto Fortalecer permitiu, desde 2016, selecionar e apoiar inciativas em Monte Belo relacionadas à Educação, Melhoria da Qualidade de Vida, Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao Assédio Moral e Sexual e à Cultura do Estupro, Meio Ambiente e Voluntariado.

Foram quatro as iniciativas selecionadas. Na Escola Municipal Coronel João Evangelista dos Anjos, o Projeto OSS - Lutando por um futuro sem violência, investiu no ensino da disciplina e de lutas beneficiando 225 alunos do ensino fundamental. Na APAE de Monte Belo, o Projeto Estimulação, focado no desenvolvimento sensorial, atendeu 50 crianças de zero a 5 anos. Com o “Territórios do Saber”, de incentivo à leitura, a Adecoagro apoiou a capacitação e formação, em 2018, de 31 profissionais de Educação como contadores de histórias. E inaugurou, no mesmo ano, duas bibliotecas infantis no Centro Municipal de Educação Hortência Bonelli Bueno, beneficiando 257 alunos, e na Creche Municipal Orminda Barbosa Vieira, proporcionando maiores oportunidades de leitura a 90 crianças.

Nos últimos 3 anos, vale também destacar as ações de capacitação e treinamento dos colaboradores da Companhia residentes em Monte Belo. Eles participaram de mais de 250 cursos, com carga horária ponderada superior a 28 mil horas de treinamento. Por meio do programa Capacitar, que qualifica profissionais para algumas vagas operacionais, entre 2018 e 2020 a empresa contratou e requalificou 196 pessoas com foco nos cargos de operador de máquinas (tratores e colhedoras), mecânicos de manutenção automotiva, motoristas de apoio, motoristas canavieiros e borracheiro volante.

Desde a aquisição da Usina Monte Alegre, a Adecoagro vem, ano a ano, realizando investimentos importantes na atualização do parque industrial, na busca de melhor eficiência dos processos, na diversificação de produtos e na qualificação e treinamento. Ampliou a moagem de cana em 50%, saltando de 800 mil toneladas em 2006 para 1,2 milhão de toneladas em 2019. Em 2009, deu início à cogeração de energia, com um investimento de R$ 50 milhões, aumentando a capacidade de 2,5 para 18MW. Em 2010, a empresa começou o processo de colheita mecanizada, atingindo 94% da área de 16 mil hectares de cana em 2020. Em 2016, a planta de fabricação de açúcar foi modernizada e sua capacidade ampliada para até 70% do mix de produção, além da implantação, em 2017, da beneficiadora de arroz com capacidade para 20 mil toneladas ano. Estes esforços resultaram na necessidade de contratação e capacitação de profissionais qualificados, assim como ocorreu a partir de 2016 para realizar o manejo orgânico de parte das lavouras.

“Todos estes investimentos comprovam a confiança da Adecoagro em Monte Belo e em sua população, que parabenizamos nesta data. Para a Companhia, é uma honra fazer parte do progresso do município”, afirma Renato Nogueira, gerente geral de Usina Monte Alegre. A unidade, a 1ª em MG e 4ª no Brasil a produzir açúcar orgânico, conta ainda com uma área comercial e estrutura de distribuição direta de produtos para 2 mil estabelecimentos em 400 cidades do sul de MG. Para exportar seu açúcar, possui importantes certificações internacionais que atestam a qualidade de produção, como o FSSC 22000 de gestão de segurança de alimentos e a Kosher/Halal /IBD orgânico USA, Europa e Canadá.

Sobre a Adecoagro

Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o planeta, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, onde está presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 14 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo cerca de 6.500 colaboradores no Brasil (outubro de 2020), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de produção de baixo custo, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial.

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!