Notícias

« Voltar

03/03/22

MRV se mantém no topo da lista das empresas que mais valorizam a sustentabilidade entre seus fornecedores

Pelo quarto ano consecutivo, a MRV figura no topo da lista das empresas que mais engajam seus fornecedores em relação a medidas sustentáveis. Mais uma vez, a companhia recebeu avaliação A- na Supplier Egagement Rating (SER) – classificação elaborada pelo CDP para medir o desempenho das empresas em ações de governança, metas ambientais, emissões de gases de efeito estufa (Escopo 3) e estímulo de suas cadeias de valor em favor de uma economia de baixo carbono.

Essa avaliação, que é anual, se dá a partir da análise de questionários respondidos por mais de 11.400 fornecedores de diversas empresas e países. As informações coletadas alimentam um sistema de divulgação global, operado pelo CDP, que permite a medição e gerenciamento de riscos vinculados aos temas: clima, água e florestas. Com base nesses dados, a organização internacional promove ações e programas que auxiliam as companhias a mitigarem os impactos gerados por suas atividades.

No caso da MRV, desde 2017 a companhia integra o Programa CDP Supply Chain, que incentiva a reflexão e o reporte das informações e estratégias de seus fornecedores em temas que envolvem mudanças climáticas. A cada ano, em média, a empresa negocia cerca de R$ 1,5 bilhão em compras de insumos, levando em conta critérios pautados pela sustentabilidade. O objetivo principal é aprofundarmos nas ações de sustentabilidade, governança, riscos, oportunidades e impacto que nossos fornecedores possuem nos temas dos questionários.

"A MRV é a primeira construtora da América Latina a comprometer-se com a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) baseadas na ciência (SBTi) até 2030. Por isso é essencial mobilizar nossa cadeia de fornecedores e, também, construir indicadores confiáveis que sirvam de ferramenta para tomada de decisões e desenvolvimento de estratégias de mercado. Nesse contexto, o apoio do CDP tem sido essencial", explica Eduardo Fischer, CEO da MRV - que também é um dos Líderes de ImPacto da Rede Brasil do Pacto Global e embaixador do ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.

De acordo com Fischer, 97% das emissões da MRV são provenientes de sua cadeia de suprimentos e estão concentradas, sobretudo, nos fornecedores de cimento, aço e concreto. Diante deste cenário, ele reforça o quanto o engajamento e alinhamento com os parceiros são importantes para o alcance dos objetivos firmados.

"Ainda em 2017, unimos forças com o CDP e os nossos times de sustentabilidade e suprimentos para definirmos métricas e estratégias com vistas a um melhor desempenho e maior transparência das iniciativas da nossa cadeia, seguindo uma estratégia de avanços contínuos. Os resultados têm sido melhores a cada ano, desde a seleção mais assertiva dos fornecedores convidados, até a qualidade e volume de reporte dos últimos anos", destacou o CEO, que atribui os bons desempenhos obtidos na SER justamente a essas ações.

Sobre a MRV

Para a MRV, a Sustentabilidade é um pilar essencial para o desenvolvimento de seu negócio. O tema está presente em todas as atividades da companhia com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão 2030, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade está inserida em todas as etapas do desenvolvimento das moradias, desde a escolha do terreno para a construção dos empreendimentos, relacionamento com vizinhança de obras, técnicas inovadoras de construção, até a entrega das chaves para moradores que terão itens como energia solar ou dispositivos para economizar água para garantir economia de recursos naturais. Pelo quinto ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu presidente, Eduardo Fischer, é um Líder Com ImPacto, que possui a missão de engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais sustentáveis.

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!