Notícias

« Voltar

16/04/21

Nos dias 17 e 22 de Abril, Instituição de Ensino Superior fará plantão para os contribuintes que quiserem declarar Imposto de Renda de 2021

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) irá até 31 de maio de 2021 e muitos contribuintes não sabem, mas é possível doar suas restituições para as pessoas que estão mais vulneráveis durante a pandemia da Covid 19. Nos dias 17 e 22 de abril, a Estácio fará dois plantões por meio virtual para tirar todas as dúvidas dos cidadãos, em todas as unidades do país, prestando esclarecimentos no preenchimento do documento e no envio da declaração.  

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) de Ciências Contábeis da Estácio funciona, remotamente de segunda à sexta-feira, e a equipe de Ribeirão Preto é formada por por 4 docentes, 27 alunos e 3 ex-alunos Contadores. A ação acontece com a meta estipulada nacionalmente é de atender 5 mil pessoas virtualmente em todo o país, sendo que Ribeirão Preto possui uma meta de 800 atendimentos, envolvendo dúvidas, preenchimento de declaração e regularização de CPF cancelados.

Segundo Alessandra Santana Camargo, gestora do curso de Ciências Contábeis e demais cursos de Gestão da Estácio Ribeirão Preto, os plantões de 24 horas nos dias 17 e 24 objetivam atender contribuintes que desejam agilidade na sua declaração, pois nesses dias os alunos e docentes receberão os documentos e já finalizarão a entrega no mesmo dia. Esse atendimento faz parte projeto de extensão da Estácio promovido pela coordenação nacional, que observou o aumento das pessoas que passaram a ser obrigadas a declarar o imposto de renda, especialmente ocasionado pela não correção da tabela de cálculo do imposto, bem como de pessoas  que receberam o auxílio emergencial e por conta disso, atingiram o limite da tributação e precisam de apoio para iniciar e finalizar a sua declaração.

Ainda dentro do projeto nacional, a instituição de ensino superior criou uma campanha de responsabilidade social, cujo objetivo é esclarecer à população que a restituição do IR 2021 ou o valor a ser pago do tributo pode ser doada durante a declaração.  Essa iniciativa de direcionar parte do pagamento objetiva ajudar entidades que tiveram perdas em suas rendas e doações com a pandemia, sendo que muitos  contribuintes vão poder ajudar doando  o valor que quiser. Durante a declaração e a confirmação da restituição, cada indivíduo será informado que é possível doar parte de seu dinheiro para o Estatuto do Idoso (Nacional, Estadual ou Municipal) ou se deseja contribuir com o Estatuto da Criança e do Adolescente (também com três esferas: Nacional, Estadual ou Municipal).

Alessandra Santana Camargo alerta os contribuintes sobre a necessidade de organizar a documentação das despesas dedutíveis e simular a melhor opção tributária: Declaração Simplificada ou Completa. Ressalta-se que uma vez que a declaração é entregue, nenhuma alteração acerca do tipo de tributação poderá ser realizada, podendo ser o contribuinte mais onerado no valor a pagar que deveria. A professora ainda ressalta sobre a importância de se levantar junto a dependentes documentos que comprovem rendimentos (contratos de estágio de filhos que estão no ensino superior), aplicações financeiras e outros que possivelmente precisem ser declarados junto com a declaração dos pais.

Ainda de acordo com a professora, este serviço é de grande importância para o corpo discente, pois os alunos desenvolvem suas competências e a atividade aproxima o acadêmico do mercado e da sociedade por meio das orientações sobre o IRPF, orientações sobre preenchimento e entrega das declarações. E a instituição de ensino superior também cumpre seu papel social, oferecendo serviços de utilidade pública/gratuitos. Nos NAFs da Estácio - que têm parceria com a Receita Federal do Brasil – estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis atenderão gratuitamente quem tem dificuldade de fazer seu próprio IRPF 2021 e também ajudarão no envio do documento para o órgão.     

 “Durante este período, nossos alunos vivenciam a profissão que escolheram, colocam em prática os conceitos e normas contábeis e financeiras e realizam o atendimento ao público, de forma organizada, individual e humanizada. Com essa experiência eles levarão para a sua carreira profissional o olhar profissional e desenvolvem o papel do voluntariado cidadão. Por meio destes serviços gratuitos conseguimos desenvolver a cidadania fiscal e mediar o conhecimento dos nossos egressos”, afirma Alessandra. 

Além dos dois dias acima apresentados, o Naf da Estácio Ribeirão está realizando atendimentos remotos para sanar dúvidas sobre imposto de renda, auxílio emergencial e declaração do Microempreendedor individual por meio de WhatsApp (16) 99238-1414 no horário das (17h às 21h) diariamente e também por meio eletrônico nafestaciorp@gmail.com.

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!