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28/03/13

Somente 3 entre 10 mulheres estão satisfeitas com os próprios cabelos

O cabelo é um espelho de si, retrato fiel do momento de vida, do estado de espírito e da identidade da mulher. Uma pesquisa realizada pelo instituto Inesplorato, identifica que 40% já mudaram o cabelo devido a um acontecimento da vida. Como o rosto em si não pode ser modificado, o cabelo ajuda a atenuar traços ou destacar qualidades. E ainda, os fios são os primeiros a sinalizar o envelhecimento. 70% das mulheres tem coloração no cabelo e tanto por mudar o visual como para cobrir os fios brancos.

E ainda, como os ideais de beleza das brasileiras não são necessariamente o que elas possuem, a eterna insatisfação se potencializa com seu cabelo, somente 3 entre 10 estão satisfeitas com os próprios cabelos enquanto que 67% declaram que o liso é ideal. Ou seja,           quanto mais liso o cabelo da mulher, mais satisfeita ela está. O Brasil é o 1° país do mundo em alisamento, cerca de 40% das mulheres que possuem cabelo cacheado ou crespo, alisam.

As mudanças na curvatura dos fios, coloração, ou ainda, os procedimentos realizados como chapinha, penteados, escova simples, exigem cuidados redobrados com os cabelos. Cuidados básicos direcionados – shampoo e condicionador, para a necessidade específica do fio (liso e solto, cachos marcantes, cor viva, etc.), aliados a produtos de tratamento como máscara, creme para pentear, fluído garantem a saúde e a beleza dos cabelos.

Assumir o cabelo natural é aceitar e afirmar uma identidade. Geralmente, são consideradas mulheres de atitude, que lutam contra preconceito e a “ditadura do liso”. Enquanto que as cacheadas, metade considera o cabelo liso ideal, e outra metade tem orgulho dos cachos. Entre aquelas que assumiram seus cachos e hoje valorizam o cabelo que têm, enfrentam uma luta constante para mantê-los bonitos. Já entre as mulheres de cabelo crespo, apenas 20% estão satisfeitas com os próprios cabelos, o restante considera outra curvatura ideal - liso em 40% dos casos, seguidos por cacheados (30%) e ondulado (10%).

No entanto, a maior mudança nos cabelos está relacionada à coloração dos fios e não a curvatura. Quando o assunto é cor os cabelos claros são mais desejados. Mas, apenas 7% das mulheres com cabelo preto tingem de loiro e 16% com castanho escuro.

Atualmente, 9 entre 10 mulheres declaram algum tipo de problema no cabelo e os tipos são diversos: ressecados, cabelos quebradiços, volume, danificados, etc. Em primeiro lugar está a queda de cabelo e o momento de maior queda é durante o banho. Por um lado, evitam lavar o cabelo com muita frequência para evitar ‘perda’ desnecessária, por outro, sentem que se não lavam em dias alternados, o couro cabeludo fica oleoso, que estimula ainda mais a queda. 

Estudo internacional conduzido pelo Global Hygiene Council revela que o Brasil é o país que mais lava as mãos com sabonetes. Em pesquisa realizada em 10 países, o brasileiro aparece como o campeão mundial do banho. Em média o brasileiro toma 20 banhos por semana. Para o brasileiro limpeza é sinônimo de beleza e um dos mais relevantes drivers de consumo de produtos capilares é a perfumação. O cheiro dos cabelos junto com a aparência são sinalizadores de limpeza.

Consumo - A necessidade de ter cabelos bonitos provoca uma relação de constante interferência nos fios. O Brasil é o 2º maior mercado consumidor de produtos capilares do mundo e ainda o segundo país com maior gasto por pessoa, aproximadamente U$26,00 por ano, representando quase metade dos gastos com produtos de higiene e beleza.

Os produtos indispensáveis são shampoo, condicionador, máscara de tratamento, creme para pentear e reparador de pontas. Muitas mulheres levam esses dois últimos itens na bolsa e ainda, apenas algumas mulheres substituem condicionador, creme de pentear e máscara entre si. E a busca maior é por itens que entregam resultados satisfatórios para a beleza e não para a saúde dos fios em si.

Apesar de o consumo ser grande, o cuidado em casa oscila entre prazer e obrigação. Estar com os cabelos bem apresentados faz bem para a autoestima, mas a sensação de pouco tempo para cuidar dos fios adequadamente, gera angústia e culpa quando esse ritual não pode ser completado como se deseja. Já no salão a relação é um pouco mais prazerosa, mas a ida é esporádica: a cada 2 meses.

A linha Natura Plant entende que a relação da mulher com o seu cabelo, na maior parte do tempo, é de prazer. O prazer de cuidar, de mudar e de receber um olhar de admiração, um elogio. Por isso, convida a uma reflexão do papel dos cabelos na construção da identidade e de que ele é único e fonte de expressão da história. Os cabelos são a essência da expressão feminina.

Para tornar esse cuidado em casa mais prazeroso Natura Plant traz novo portfólio com produtos específicos para cada tipo de fio. Tratamentos profundos, com o melhor da tecnologia e de ativos para resultados transformadores e visíveis desde a primeira aplicação. Conheça mais sobre as novas linhas a partir de maio.

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