Notícias

« Voltar

15/04/13

USINA ALTA MOGIANA MOSTRARÁ VARIEDADES DE CANA E PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE PALHA AOS PARTICIPANTES ESTRANGEIROS DO ISSCT 2013

Ribeirão Preto, abril de 2013 – A Usina Alta Mogiana, instalada no município de São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, é um dos destinos dos participantes internacionais do Pré-Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists), programado para acontecer entre os dias 20 e 21 de junho de 2013. Os visitantes conhecerão diversos processos agrícolas e industriais da unidade, entre eles práticas de destaque, como o cultivo de variedades de cana-de-açúcar e o sistema de separação de palha da cana. 

A unidade receberá cerca de 100 profissionais do exterior, que serão divididos em duas comitivas e que visitarão as áreas agrícola e industrial. O objetivo do Pré-Congresso é levar seus participantes internacionais para conhecer cinco usinas (Usina Alta Mogiana, a Usina Bonfim, a Usina São Manoel, a Usina Paraíso- Amyris e Delta Sucroenergia), um fornecedor (Agro Pastoril Paschoal Campanelli S/A) e dois centros de pesquisa (Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Centro de Tecnologia Canavieira (CTC)), localizados no interior de São Paulo, mostrando in loco como funcionam a agroindústria sucroenergética e a geração de tecnologias brasileiras, consideradas referências mundiais.

De acordo com José Paulo Stupiello, presidente da STAB Nacional (Sociedade dos Técnicos Açucareiros Alcooleiros do Brasil), realizadora do congresso, o público estrangeiro participante do evento tem grande interesse na produção nacional de variedades de cana, processo de destaque na Usina Alta Mogiana e que será apresentado aos visitantes. Na área agrícola, também serão visitados o plantio, colheita, fertilização, entre outras atividades. “Mostraremos o que há de mais avançado na cultura da cana-de-açúcar”, afirma Stupiello. 

As comitivas ainda poderão conhecer na unidade o funcionamento do processo industrial, passando por todo o circuito da cana, com especial atenção ao processo de separação de palha. A Usina Alta Mogiana, em parceria com o CTC, foi pioneira em utilizar a separação da palha da cana para cogeração de energia no país. 

De acordo com o diretor industrial da Alta Mogiana, Fernando Vicente, os visitantes terão um conhecimento completo do processo produtivo moderno e sustentável da unidade. “Vamos mostrar o lado de produção de etanol e açúcar com visão de sustentabilidade. A usina possui todas as certificações, entre elas a Bonsucro, refletindo a preocupação com a segurança, com a produção de açúcar e etanol com qualidade e respeito ao meio ambiente. O visitante conhecerá uma unidade que tem esta visão global e política de gestão”, afirma Vicente. 

Os detalhes da visita à usina durante o Pré-Congresso foram discutidos em recente encontro promovido na sede da Alta Mogiana. A direção da usina e representantes da entidade realizadora do ISSCT, a STAB Nacional, e da promotora responsável pela organização do Congresso, a Reed Multiplus, marca associada à Reed Exhibitions Alcantara Machado, conversaram sobre os diferentes processos que serão apresentados aos visitantes. Participaram do encontro pela Alta Mogiana Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, diretor superintendente; Fernando Vicente, diretor industrial; Eduardo Fidelis, gerente do Departamento Técnico Agronômico; e representantes do Comitê Organizador do Congresso da ISSCT, Raffaella Rosetto, secretária/tesoureira da STAB Nacional; e José Paulo Stupiello, presidente da STAB Nacional. 

ISSCT pela terceira vez no Brasil

O Pré-Congresso da ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists) é parte da programação da 28ª edição do Congresso da ISSCT, que acontece no Brasil pela terceira vez, e será realizado entre os dias 24 a 27 de junho de 2013, no Transamérica Expo Center, em São Paulo-SP. Durante o evento, também será promovida uma exposição internacional e entre os dias 28 a 29 de junho de 2013, acontecerá o Pós-Congresso da ISSCT.

O Pós-Congresso levará os participantes até as empresas fornecedoras da agroindústria sucroenergética. Os setores visitados serão os seguintes: Mecanização do plantio e colheita, agricultura de precisão; extração por moenda e difusor; Fermentação; Destilação; Subprodutos; Manutenção Industrial e Serviços e Fabricação de Açúcar.

Responsável pela programação do pós-congresso e pela exposição, o diretor executivo do APLA (Arranjo Produtivo do Álcool) Flávio Castelar ressalta que além das inovações tecnológicas, o Brasil é um dos mais importantes produtores de cana-de-açúcar, açúcar e etanol de cana do mundo, o que por si só já atrai o interesse internacional. “Essa será uma das edições do congresso mais esperadas pelos participantes. Através do convênio com a APEX, temos o objetivo de fomentar as negociações entre as empresas nacionais e internacionais”, diz o executivo. 

Como participar 
A filiação ao ISSCT é obrigatória para participar de qualquer atividade do congresso, seja como expositor ou congressista. Essa afiliação é renovada a cada três anos, por ocasião da realização do congresso e é feita online, diretamente no site do ISSCT-. www.issct.org.

Informações sobre a exposição podem ser adquiridas pelo telefone (16) 2132.8936 ou pelo email tamires.cirilo@reedmultiplus.com.br; sobre o congresso, pelo telefone (19) 3433.3311 ou pelo email juliana.carvalho@issct2013.com.br.

Serviço:
Congresso e Exposição ISSCT 2013 
Data: 24 a 27 de junho de 2013
Hora: Exposição: 9h às 19h; Congresso: 8h às 17h; 
Local: Transamérica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro/SP
www.issct2013.com.br 

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!