Notícias

« Voltar

07/11/14

Workshop Gesti discute alternativas para a crise da saúde com foco na Gestão Hospitalar

Ribeirão Preto vai reunir no próximo dia 14 de novembro alguns dos maiores especialistas do país em gestão hospitalar. O foco da programação do IV Workshop GESTI Gestão Hospitalar, que este ano agregou o I Workshop GESTI Gestão Empresarial, é discutir e apresentar soluções para a melhoria dos serviços de saúde em hospitais do país trazendo como exemplo experiências que deram certo. O evento acontece no Hotel JP, das 8 às 17h30, com conferências e palestras  voltadas para empresários, médicos, administradores e profissionais liberais, entre outros.  

Segundo Rodrigo Nóbrega, médico, diretor da Gesti Soluções, docente do curso de MBA da Fundação Unimed e organizador do encontro, temas como captação de recursos junto ao SUS e a iniciativa privada, planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão da cadeia de saúde, análises sobre a economia e o setor de saúde nos próximos anos, e crescimento e rentabilidade em tempos de crise serão abordados nas diversas discussões. “São assuntos obrigatórios para o Brasil dar um salto de qualidade na questão da saúde”, explica ele. 

Segundo dados do setor, o Brasil possui hoje 6.846 hospitais, sendo 1.438 municipais (21%), 548 estaduais (8%), 64 federais (1%) e 4.792 privados (70%).  Entre estes últimos, 2.100 (44%) são hospitais filantrópicos que atendem pacientes do SUS e do sistema de saúde privado - particulares e operadoras de saúde. Cerca de 80% dos hospitais filantrópicos operam no vermelho e a dívida total destas instituições já supera a casa dos R$ 17 bilhões. 

“Temos muitos problemas a resolver e exemplos a apresentar. Em nossa região, o hospital filantrópico Carlos Fernando Malzone, de Matão, encontra-se em situação equilibrada e com gestão profissionalizada desde que diversos empresários da cidade resolveram dedicar parte de seu tempo à entidade. Nos últimos anos, incorporou diversos novos serviços, como UTI adulto, UTI neonetal e pediátrica, hemodinâmica, hemodiálise e oncologia, entre outros, comprovando que é possível prestar serviços de alta qualidade a pacientes do SUS e convênios”, afirma Nóbrega, que também é vice-presidente do Sindicato de Hospitais, Clínicas e Laboratórios de Ribeirão Preto e diretor secretário da Federação dos Hospitais e Clínicas do Estado de São Paulo. 

Na programação do Workshop de Gestão Hospitalar o público poderá acompanhar apresentações de Isac Jorge Filho (CREMESP), Sulim Abramovici (Hospital Albert Einstein), Humberto Jorge Isaac (Central Nacional Unimed), Marcos Felipe Silva de Sá (HC/FMRP/USP), Danilo Oliveira Silva (Pró-Saúde), Luiz Sergio Santana (Rede D´OR), Alberto Borges Matias (FEA/USP) e Éber Feltrin (FGV/SIS Consultoria).

Na grade de Gestão Empresarial estão agendadas as participações de Gilberto Maggioni (empresário e ex-prefeito de Ribeirão Preto), Afonso Reis Duarte (economista), Brasil Salomão (advogado), André Ali Mere (APL da Indústria da Saúde de Ribeirão Preto/ABIMO), Rodrigo Nóbrega (GESTI) e Silvana Rezende (jornalista e consultora).  O workshop ainda conta com as participações de Ana Beatriz Moreira (médica e diretora do GESTI) e Antonio Carlos Maçoneto (Presidente da ACIRP). 

O evento também tem como destaque as conferências de Alexandre Schwartsman, economista e ex-diretor para Assuntos Internacionais do Banco Central, que vai falar sobre os fundamentos da economia brasileira e as perspectivas para os próximos anos; e de Rodrigo Raineri, consultor e alpinista que já escalou o monte Everest, o mais alto do mundo, que irá discorrer sobre planejamento em ambientes de constantes mudanças. 

Mais informações sobre a programação do evento e como participar no site www.workshop.gestisolucoes.com.br

Entre em contato conosco

Quer conhecer melhor nosso trabalho?
Entre em contato conosco pelo email contato@conceitocomunic.com.br ou preencha o formulário abaixo.

    Me chame no WhatsApp Agora!